outubro 21, 2013

ARTE: Yayoi Kusama E Sua Obsessão Infinita

Uma das artistas pop mais famosas do mundo é sem dúvida alguma a japonesa YAYOI KUSAMA que chega em terras brazucas através da exposição "Yayoi Kusama: Obsessão Infinita" em cartaz no CCBB Rio de Janeiro.


Destino de muita gente para trabalho e turismo, a cidade maravilhosa oferece muitas opções ligadas a arte e cultura, mas a maioria das pessoas acaba ficando só no esquema praia, cerveja e balada. Vale a pena explorar o que o Rio oferece não só em termos de música e teatro, mas também de artes plásticas.



Voltando à artista, Yayoi Kusama é mais famosa por suas obras de arte contemporânea conhecidas como Polka Dot, nome em inglês que significa bolinhas, e que são elementos de uma verdadeira obsessão de Yayoi. Bolas e pontos se tornaram uma obsessão devido ao quadro de esquizofrenia dela que diz sempre ter sido atormentada por visões distorcidas que a faziam enxergar esses elementos.



Yayoi tem 82 anos e ganhou ainda mais os holofotes do mundo pop com uma parceria feita com a grife de luxo francesa Louis Vuitton em 2012. Em seus trabalhos há uma mistura de colagens, pinturas, esculturas e performances. Além disso a artista já lançou 13 livros entre romances e poesias.



O quadro clínico dela de forma alguma sobrepõe seu talento e, pelo contrário, torna o seu trabalho ainda mais especial ao que tudo indica. É impressionante a sua capacidade de criar peças tão belas a partir de algo que muitos enxergam como fraqueza. Uma artista leve, alegre, colorida e definitivamente fascinante.



Yayoi vive hoje em dia no Japão em um hospital psiquiátrico devido ao agravamento de seu transtorno obsessivo. A decisão de voltar a viver no país, depois de muitos anos nos Estados Unidos, foi da própria artista. Ela possui um apartamento há poucos minutos do hospital que utiliza como ateliê.



Além de seus trabalhos expostos no CCBB do Rio, o público brasileiro pode ver a obra da artista no Centro Cultural Inhotim. Por lá a obra a céu aberto "Narcissus Garden Inhotim" apresenta dezenas de grandes esferas prateadas em meio a uma superfície de água que se movimentam de acordo com o vento. 


A exposição carioca é gratuita e fica em cartaz até 20/janeiro/2014 no Centro Cultural Banco do Brasil.
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
Horário: De 4ª a 2ª feira das 9 às 21 horas

Nenhum comentário: