A campanha Novembro Azul batalha para alertar a população masculina sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. De um modo geral os homens demoram mais a procurar auxílio médico em qualquer situação e é preciso que de alguma forma esse padrão mude. Quanto antes uma doença é diagnosticada, e mais em fase inicial, mais fácil e ágil é a possibilidade de cura.
Em novembro há várias ações sendo realizadas para conscientizar a população masculina a realizar os exames preventivos de câncer de próstata, na tentativa de diagnosticar a doença com o máximo de antecedência possível.
Esta é a segunda edição da campanha e seu auge será no dia 17 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, quando serão realizadas ações em todo o país.
O símbolo do Novembro Azul é o bigode e a campanha convida os homens de todo o mundo, que simpatizam com a causa, a fazer a barba e deixar o bigode crescer até o dia 30. A ação é realizada pela fundação Movember e a ideia é que, a medida que os bigodes forem crescendo, os internautas postem fotos nas redes sociais com a hashtag #movember.
Assim como no Outubro Rosa há a iluminação das fachadas de importantes monumentos das cidades, palestras e debates, além de blitz com distribuição de folhetos informativos para mostrar apoio à causa.
O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens e no Brasil é a quarta causa de morte por câncer correspondendo a 6% do total de óbitos por homens com mais de 65 anos. O diagnóstico feito no início da doença é responsável pela redução dos riscos de mortalidade.
Todos os homens que têm 40 anos devem realizar o exame anual, que é essencial para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, e um fator decisivo para o sucesso do tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário